Troca-de-Casas-Home-Exchange-Imagem-Destacada

Troca de Casas: 10 dúvidas respondidas!

Basta você clicar no ícone do seu Instagram, Facebook, YouTube, Pinterest, seja lá qual for a sua rede social  favorita, para ser bombardeado por imagens lindas de lugares maravilhosos que você gostaria de conhecer. Infelizmente, com a economia atual na corda bamba, não tem sobrado muito dinheiro para viajar, certo? Por isso, buscar alternativas para dar uma fugida nas férias tem se tornado uma missão. Hoje vamos te apresentar uma solução muito usada na Europa e América do Norte e que os brasileiros ainda não conhecem tanto: a troca de casas!

A troca de casas é uma alternativa para viajar sem gastar muito dinheiro :)


Como assim? Troca de casas??

Sim, exatamente como naquele filme “O Amor Não Tira Férias” em que Cameron Diaz troca sua casa em Los Angeles pela casa de Kate Winslet em Londres. Além de poder conhecer um lugar novo, inclusive destinos onde a acomodação é caríssima, você ainda terá alguém cuidando da sua casa enquanto está de férias. Essa é a chamada troca simultânea, como no filme, feita ao mesmo tempo.

Se você não puder viajar no mesmo período que a família que ficará na sua casa, tbem existe a possibilidades da troca não simultânea, um pouco mais complicada por conta da adequação de calendários das duas famílias.  Muitas famílias que possuem uma segunda casa, como casa de praia ou campo, utilizam essa modalidade, uma vez que essas propriedades ficam disponíveis quase o ano todo sem muito uso.

Ainda existe a possiblidade de  você hospedar a família enquanto você está em casa, ou ser hospedado enquanto a outra família está na casa deles. Essa é a chamada troca de hospitalidade, que funciona bem quando você tem uma casa grande e não se importa em ter visitas.

Alguns sites ainda trabalham com uma uma moeda de troca.  Você pode pagar ou receber conforme o destino que deseja viajar. Essas moedas são chamadas de pontos ou balões, dependendo do site que você utilizar.

 


10 dúvidas mais frequentes respondidas!

E para falar sobre esse assunto novo, nada melhor do que trazer uma especialista no assunto: Adriana Pasello. Autora do blog Diário de Viagem, após  4 experiências de troca de casa com a sua família, tornou-se embaixadora do site Home Exchange, apenas um dos mais de 100 sites  de clube de trocas que te ajudam a trocas as chaves. Além disso, ela também é membro dos sites Guest To Guest e do e  SabbaticalHomes.

Troca de Casas 5 - PatinandoGeloEstacaoSkiMaisAntigaEUA
Adriana Pasello com seus filhos, Isabel e Samuel, patinando na estação de ski mais antiga dos EUA, em Idaho.

1. Como funciona a troca de casas?

A troca de casa durante as férias é uma maneira de tirar vantagem do imóvel desocupado enquanto viaja. Para começar, a pessoa precisa se cadastrar em um dos clubes de troca de casa espalhados pelo mundo. A partir do cadastro, a pessoa começa a procurar um destino para onde deseja viajar.

Do outro lado, alguém também está procurando destinos de férias. Um de vocês faz o primeiro contato via clube. Caso ambas as partes concordem, você tem uma troca de casas combinada para as próximas férias.

Troca de Casas 7 - NossaCasaEmBoiseCapitaldoIdaho
Adriana Pasello trocou sua casa em Londrina, no Paraná, por essa em Boise, a capital de Idaho nos EUA.

2. Preciso investir muito dinheiro para começar?

Não. Há vários clubes que aceitam inscrições de interessados sem cobrança de taxa como é o caso do Guest To Guest. Eu diria que o maior investimento é o de tempo para fazer contatos e combinar condições.

Quanto mais contatos uma pessoa faz, maior a chance de conseguir uma troca. O valor da anuidade, mesmo para os clubes que cobram, é muito pequeno perto do valor que uma pessoa deixa de gastar com hotéis. O Home Exchange, por exemplo, cobra R$ 230,00 a anuidade.


3. Não dá medo de destruírem sua casa?

Sim, há esse receio de algum dano na casa. Não digo assaltar, mas não cuidar direito, quebrar objetos importantes, coisas assim. É por esse motivo que a etapa mais importante na troca de casa é o “namoro”.

Eu brinco com esse nome porque considero que trocar de casa já é o casamento e tudo aquilo que acontece antes, a partir do primeiro contato, é “namoro”. Na minha primeira troca namorei bem pouco, rs.  Na última troca, que foi no Canadá, foi quase um ano e meio discutindo a relação.

Troca de Casas 4 - SocializandoNoChaleDeMOntanhaDosVizinhosAmericanos
Adriana e sua família fizeram um passeio ao chalé de montanha dos novos vizinhos americanos.

4.  Foi necessário esvaziar o armário e guardar alguns pertences pessoais?

Eu resolvi reorganizar a minha casa de maneira mais estratégica para receber visitas. Por exemplo, como a primeira troca incluía crianças e tenho uma estante com souvenir de viagem, desci os livros e coloquei os objetos frágeis na parte mais alta do móvel. Para ser honesta, gostei tanto que até hoje mantenho assim.  Fiz o mesmo com documentos que estavam meio aparentes, guardei e mantenho no mesmo lugar até hoje.

Sobre as roupas, tem que abrir espaço para a família guardar as coisas deles. O mesmo deve ser feito no armário da cozinha, da dispensa e do banheiro.


5. Existe algum um seguro ou calção caso alguém danificou algo?

No caso do Home Exchange o combinado através do acordo assinado é que os hospedes se comprometem a consertar ou repor o que foi quebrado ou danificado. Isso aconteceu comigo no Idaho. Quebrei dois itens da cozinha, fui até uma loja, comprei outros e fiz a reposição. Já no Guest To Guest é oferecido um seguro opcional para cada troca. Não pretendo pagar, mas pode ser uma opção se eu tiver insegura em alguma troca.


6. Qual a modalidade de troca mais fácil de conseguir?

Eu acredito que é o Hospitality Exchange por alguns dias. Já tive várias ofertas desse tipo e já recebi hóspedes da França nessa modalidade. É prático e conveniente. Mas, essa modalidade depende muito do tamanho da casa e do perfil da família. No nosso caso avisei antes como funcionaria, por exemplo, que não ofereceria refeições. Aquele ditado de que “o que é combinado não é caro” parecer ser adequado aqui.

Troca de Casas 3 - NeveViraPlaygroundDeCrianca
Tirar neve com a pá virou brincadeira de crianças para os brasileirinhos que não estão acostumados.

7. Demora muito tempo até conseguir trocar? É preciso persistir e enviar vários pedidos?

Na minha experiência demora sim. Creio que, no meu caso, é porque não resido em uma cidade que tenha apelo turístico. Imagino que pessoas que residam perto da praia, de atrações turísticas ou até em cidades de mais fácil acesso para vôos internacionais tenham mais facilidade.

Sim, no nosso caso tem sido necessário insistir muito. O bacana é que os clubes de troca de casa até incentivam que se faça isso, ou seja, os interessados devem mesmo entrar em contato com o maior número de cidades de interesse e na mensagem devem “vender” as vantagens da sua cidade.


8. Como funciona o sistema de balão e o de pontos?

O sistema de balão é a moeda do Home Exchange. É como se você tivesse um crédito de hospedagem. Cada vez que uma família renova a anuidade, ela ganha um balão. Assim, a pessoa pode entrar em contato com alguém do clube e propor uma estadia em troca de um balão.

A vantagem é que aquele que recebe um balão pode usufruir de uma hospedagem em outro destino posteriormente. O prazo dessa estadia depende da negociação entre as partes.

O sistema de pontos é do Guest To Guest, um outro clube que fazemos parte. Neste sistema também se ganha pontos mediante o pagamento de uma taxa de verificação, que é quando o membro manda documentos que comprovem seu nome e seu endereço.

Mas, há outras formas de acumular pontos. O interessado troca pontos por diárias na casa de outros membros do clube.

 


9. O que você faria diferente na sua próxima troca?

Já estou fazendo algo diferente aqui. Quero muito deixar a minha casa mais prática para quem se hospeda. Um exemplo é que comprei no mês passado uma máquina lava & seca.

Quero pensar em soluções que facilitem a vida de quem está de férias, especialmente pensando em estrangeiros que estão acostumados com o modelo “faça você mesmo” de manutenção doméstica, rs.

Troca de Casas 1 - AproveitandoAneveNoChaleDeInvernoDoVizinhoDeBoise
A felicidade das crianças descendo montanha abaixo nos discos, mesmo com a temperatura de -15º C.

10. Qual é a dica de ouro para quem está começando agora na criação da página da sua casa?

Capriche muito no seu perfil. Fotos de qualidade são fundamentais, mas só isso não resolve. Monte uma descrição que venda sua casa para quem está prospectando e que transmita confiança e seriedade.

Agora, minha dica top mesmo sobre troca de casa é: esteja aberto a novos destinos e experiências. Você pode ter uma surpresa maravilhosa em um lugar onde nunca pensou passar suas férias. Nós vivemos isso no Idaho e relatamos tudo lá no blog.

Troca de Casas 6 - PasseioDeTrenoParaAlimentarRenas
A família Pasello Martins fazendo um passeio de trenó para alimentar as renas.

Gostou? Quer saber mais?

👉🏻Para ler todos os posts que a Adriana Pasello tem, contando timtim por timtim a sua experiência acesse aqui o blog Diário de Viagem

👉🏻Para ler os posts da família de Idaho (em inglês) que trocou de casa com a Adriana Pasello,  acesse aqui o blog Vagabonding with kids.

👉🏻Veja o site do programa de troca de casas Home Exchange.

👉🏻Veja o site do programa de troca de casas Guest to Guest.

👉🏻Veja o site do programa de troca de casas SabbaticalHomes.


Você também vai gostar de ler:

7 Passos para Escolher um Destino de Viagem

Como Viajar de Graça

Economize mais de 50% em Passagens Aéreas

About Ases a Bordo

A paixão por viajar e as iniciais do nome são duas coisas que o casal de publicitários Ana e André têm em comum com os filhos Alex, 7 anos, e Alice, 3. Através de imagens, você "viaja" com essa família linda que compartilha suas aventuras de uma maneira divertida e inesperada. Ases a Bordo é um vlog com episódios em vídeos de 5 minutos, que vão ao ar semanalmente no Youtube. A websérie tem o objetivo de incentivar pais a curtirem mais as viagens com seus filhos.

Comments Closed

One thought on “Troca de Casas: 10 dúvidas respondidas!

  1. Para minha alegria que achei o seu website por acaso, e estou muito alegre com o que eu achei aqui. Felicidades abraço.

Comments are closed.