Viajar: uma questão de aproveitar oportunidades.

Temos muitos amigos que nos perguntam, como é que vocês conseguem viajar tanto? A resposta para essa pergunta é simples: nós aproveitamos as oportunidades.

Não somos ricos, não temos mais de 30 dias de férias e, infelizmente, ainda não ganhamos a vida viajando. As duas coisas essências para viajar sempre são tempo e dinheiro. E para a maioria das pessoas isso sempre é escasso. A boa notícia é que você não precisa esperar ter ambos para viajar se você souber aproveitar as tais oportunidades. Ok, vamos dissecar esse assunto.

Planejar o ano inteiro com antecedência, é essencial para você ter melhores opções.

Quem quer viajar no Carnaval e, uma semana antes, começa a procurar passagem e hospedagem está ferrado. Ou vai pagar muito mais caro ou não vai encontrar vagas. Férias, feriados, finais de semana prolongados ou não, são grandes oportunidades para dar um rolê. Sendo assim, pegue o calendário e se planeje.

Ser flexível nesse planejamento também é essencial.

Teve uma quarta-feira em que um cliente meu marcou uma reunião em Campinas na sexta. Pensamos em levar as crianças também e aproveitar para conhecer o Hopi Hari e Wet n’ Wild. A passagem estava barata e eu já estaria lá. Por que não? Pegamos o avião com os dois pequenos e passamos um final de semana muito divertido em um lugar novo.

Oportunidades de viajar com pouco dinheiro existem há milhões de anos.  Já mochilamos na Europa, dormindo em albergues fuleiros e comendo pouco para poder visitar o maior número de países possíveis, quando tínhamos 20 anos. Claro que, a essa altura do campeonato, com crianças e, digamos, mais “experientes” queremos um pouco mais de conforto.

Por isso, ficamos super antenados nas promoções que acontecem a todo minuto.

Companhias aéreas anunciam passagens baratas em vários finais de semana. Hotéis fazem pacotes mais em conta na baixa temporada. Cartões de crédito oferecem milhas para você usá-los.

Ok, você vai me dizer “Ahhh tá, isso tudo eu já sei”. Sim, nada disso é novidade!

A diferença está naqueles que sabem e naqueles que fazem. Porque fazer, demanda esforço.

Estamos sempre checando sites, blogs, lendo revistas, procurando informações, se inscrevendo em promoções, falando horas no telefone com atendentes, quebrando a cabeça para organizar conexões, agendando transfers, organizando nosso calendário familiar, enfim, trabalhando muito para que uma viagem possa ser realizada. Até brincamos, que se eu não fosse publicitário poderia ser tranquilamente um agente de viagens.

Dá trabalho ficar pesquisando, planejando e comprando.

A Ana fica com a parte de organizar a tralharada, que também dá uma trabalheira. Roupas, sapatos, necessaires, brinquedos, medicamentos, eletrônicos, snacks e muitas vezes para mais de uma estação na mesma viagem. E pior do que fazer malas é desfazê-las. Incontáveis as vezes que tiramos e colocamos remédios nas caixas, uma atividade muito chata, mas infelizmente necessária.

Sim, quem quer viajar tem muito trabalho antes, durante e depois. Mas todo esse esforço é esquecido no momento em que a gente está relaxando numa praia paradisíaca, conhecendo um novo lugar, comendo comidas diferentes, fazendo novos amigos e principalmente passando 24 horas ao lado das pessoas que mais amamos.

Por isso, deixe de lado a preguiça e, ao invés de ficar deitado no sofá babando nos programas sobre viagens, vá fazer as malas. Como diria Amyr Klink, no seu livro Mar Sem Fim, “Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV.”


 

Assista aqui à viagem de final de semana citada neste post e ouça a nossa história sobre aproveitar oportunidades.

About Ases a Bordo

A paixão por viajar e as iniciais do nome são duas coisas que o casal de publicitários Ana e André têm em comum com os filhos Alex, 7 anos, e Alice, 3. Através de imagens, você "viaja" com essa família linda que compartilha suas aventuras de uma maneira divertida e inesperada. Ases a Bordo é um vlog com episódios em vídeos de 5 minutos, que vão ao ar semanalmente no Youtube. A websérie tem o objetivo de incentivar pais a curtirem mais as viagens com seus filhos.

Comments Closed

19 thoughts on “Viajar: uma questão de aproveitar oportunidades.

    1. Com certeza Patricia Andréia…hehehe, aproveitamento ao máximo essa vida maravilhosa!!!

  1. Ana, adorei. Esse ano, com muito esforço, poucas mordomias no dia a dia, sem compras e com muiuutttooo planejamento fomos para Amazônia, Praia do Forte e agora Praia da Pipa. Apareceu promoção estou eu lá hoooraasss na Internet. E vale cada minuto né? Mas aproveitando a carona…quais sites, blogs e revistas vocês pesquisam na busca de promoções? Quero aumentar o leque de opções! Obrigada!

    1. Oi Nani, isso mesmo. Vale o esforço
      Sobre os sites, sempre acompanhamos o Melhores Destinos, Mestre das Milhas, Passageiro de Primeira, Viaje na Viagem e os sites das próprias empresas aéreas e hotéis. Gosto de reservar hotel pelo Hoteis.com, pois com 10 diárias, vc ganha uma no programa deles. Mas o Booking.com tmb tem boas promoções. Aliás, acumular milhas é com a gente mesmo. Tem vezes q a Ana fica com vergonha, mas se eu puder, pago até o pãozinho na padaria com cartão de crédito para ganhar milhas. Isso já rendeu “algumas” viagens pra gente. Até as crianças tem cartão fidelidade de todas as cias que a gente vai voar. Dá trabalho, mas compensa!

      1. Nani Moncau Tenho que tomar cuidado pois estio ficando fanática em procurar promoções…haja férias e haja $$. Vou olhar o mestre das milhas e o passageiro de primeira…esses eu não conhecia. Uso o booking…lá tem a status Genius (com desconto em alguns hotéis) e adoro o rentalcars.com (do booking também). Pegamos excelentes tarifas ali. Valeu! Abs e boa próxima viagem para vcs!

      2. – Invejei muitoooooo. Eu soube que vc esteve em Curitiba depois que vc tinha ido embora. Certamente faria um VIP contigo e claro que um ensaio com o marido e meus dois guris, ia amar muito ser fotografada por ti. As fotos estão incríveis amei!!!

  2. Adorei o texto e concordo; muita gente me questiona: nossa mas você já está planejando o carnaval de 2015, claro! Só assim consigo bons preços, o que é fundamental para viajar mais, sou a rainha das promoções de passagens aéreas, aliás, viajo geralmente para onde elas estão mais baratas. Evitamos restaurantes caras e roupas de marca e quando a grana está curta, um final de semana pertinho de casa, na serra ou na região dos lagos nos proporciona também uma ótima viagem!

  3. Faço praticamente a mesma coisa, até concurso de frase para ganhar viagem, eu já participei kkkk e ganhei!

    1. Isso mesmo Andreia, quem não arrisca não petisca! O Alex essa semana entrou em campo com os jogadores da Copa porque participamos do concurso do McDonalds e ele foi selecionado. Abs.

Comments are closed.