Melhor Parque de Curitiba

Qual melhor parque de Curitiba para crianças?

Hoje embarco numa missão difícil: eleger o melhor parque de Curitiba para atividades ao ar livre com crianças! E já vou logo avisando, minha opinião pode ser meio tendenciosa, afinal, sou uma curitibana, que pariu um “piá” e uma “guria”, que também  falam com sotaque “leite quente”. Mas, tem o outro lado, isso me qualifica como conhecedora e frequentadora assídua de vários parques que vou indicar nesse post.

Curitiba é conhecida como a Capital Ecológica do Brasil. Esse título não apareceu da do nada!  A cidade entrou na lista do “Green City Index” como uma das cidades mais verdes e sustentáveis da América Latina. Assim, já dá pra ter uma noção de que área verde não falta na capital do Paraná.

Escrevi um artigo para o Bora Aí, do Estadão, sobre O que fazer com crianças em Curitiba onde citei alguns parques. Mas esse post aqui, será exclusivo sobre os 5 parques que mais curtimos, principalmente por terem algo especial para as crianças. Mas antes do nosso ranking vamos ver uma nota especial da prefeitura, sobre o funcionamento do parques pós Covid-19.


FUNCIONAMENTO DOS PARQUES PÓS COVID-19

Com a mudança do nível de alerta na cidade, sob a bandeira amarela, alguns parques terão menor restrição de uso. Todos devem respeitar os protocolos de uso definidos em conjunto pelas secretarias do Meio Ambiente e da Saúde. Há recomendação de que:

  • se faça o uso dos parques para atividades físicas individuais,
  • mantendo distanciamento,
  • hábitos de higienização das mãos e uso de máscaras, e
  • a permanência o menor tempo possível para possibilitar o uso a mais pessoas.

1º Lugar – Melhor Parque de Curitiba: JARDIM BOTÂNICO

O Jardim Botânico já virou o ícone da cidade. Com seus jardins sempre impecáveis e sua arquitetura peculiar inspirada no palácio de Cristal inglês, entrou como favorito na nossa lista por vários motivos.

NÃO DEIXE DE:

✔ Caminhar pelo Jardim Francês que foi  desenhado simetricamente com arbustos verdinhos e flores coloridas que formam o tapete de entrada do acesso à estufa. Seu formato lembra a bandeira da cidade.
✔ Passear dentro da estufa de ferro e vidro e conhecer as diferentes espécies de plantas nativas brasileiras, todas com plaquinhas que identificam e dão informações.
✔ Se estiver visitando no inverno, você vai se maravilhar com cerejeiras japonesas que estarão super floridas!

✔ Conhecer o Jardim Sensorial, onde são colocadas vendas nos olhos dos pequenos. Ao tocar as plantas, eles observam suas texturas, formas e aromas ao longo da trilha, num passeio monitorado por biólogos.
✔ Visitar o Museu Botânico de Curitiba,  que conta com mais espécies da fauna do estado e muitas exposições de artistas paranaeses.

✔ Esticar uma canga ou um cobertorzinho e fazer um picnic com as crianças por ali, é um ótima pedida para uma tarde de sol.


2º Lugar – Melhor Parque de Curitiba: PARQUE TANGUÁ

Ahh, o Parque Tanguá, um dos nossos favoritos com sua beleza indescritível!  Inicialmente ele era pra ser uma usina de reciclagem, mas felizmente acabou se transformando projeto de conservação ambiental. Como é pertinho de casa, sempre frequentamos o Tanguá durante a semana, quando fica bem vazio e tranquilo.

NÃO DEIXE DE:

✔ Caminhar pelo Jardim Poty Lazzarotto, em homenagem ao pintor paranaense,  logo na entrada do parque, onde você verá os diversos chafarizes que compões um dos cartões postais mais lindos da cidade.
✔ Subir no mirante para apreciar uma vista linda do lago e do bosque de araucárias. Se você estiver lá no final da tarde num dia ensolarado, verá o por do sol mais lindo de Curitiba!
✔Caminhar, sem medo (tá, só um pouquinho!) pelas passarelas de metal que ficam suspensas em cima da  cachoeira principal e se maravilhar com a vista do lago, que fica na parte de baixo do parque.
✔ Descer pela trilha e caminhar na passarela de madeira para tirar fotos incríveis do paredão e da cachoeira. 

✔ Apreciar lá de baixo a vista do paredão de pedras com a cachoeira que forma um véu lindo e vai te deixar o queixo caído!

  Caminhe por dentro do paredão até passar pelo túnel de pedras. Feito com uma estrutura de madeira por cima da água para você chegar bem pertinho da cachoeira. Essa parte do passeio tem que ser agendada com a prefeitura. (visitaguiadatunel@smma.curitiba.pr.gov.br.)

  Fazer um happy hour no restaurante da parte inferior apreciando essa incrível paisagem.


3º Lugar – Melhor Parque de Curitiba: PARQUE BARIGUI

Melhor Parque de Curitiba

O Parque Barigui é um dos queridinhos dos curitibanos. Eu e o André crescemos indo lá brincar em um extinto parque de diversões e andar de pedalinho pelo lago. Infelizmente, ambas atividades foram extintas, mas o parque ainda tem muito charme com seu lago gigantesco cheio de peixes, gansos e até capivaras!

NÃO DEIXE DE:

✔ Caminhar, correr e andar de bike,  dando uma volta no seu imenso lago no centro do parque. O legal é que o Barigui possui pistas divididas para caminhada, corrida e Bike, com 5,2 km.

✔ Observar as capivaras e os quero-queros que são os moradores nativos do parque.

✔ Experimentar a feijoada no Restaurante Maggiore (aos sábados) que fica dentro do parque de frente para o lago.

✔ Fazer um happy hour na lanchonete do lago com uma cervejinha gelada e petiscos, enquanto as crianças  alimentam os patinhos.

✔ Se vc curte patinar ou andar de roller no parque tem uma pista para patinação. 

✔ Nos finais de semana, você pode observar os curitibanos levantando voo com seus aviões na pista de aeromodelismo.

✔ Visitar o Museu do Automóvel de Curitiba que fica dentro do parque e tem carros incríveis!


4º Lugar – Melhor Parque de Curitiba: BOSQUE ALEMÃO

O Bosque Alemão, que celebra a colonização dos alemães na cidade, é delicioso e “mágico”! Nesse parque você encontra um mix de natureza e diversão para os pequenos.

NÃO DEIXE DE:

✔ Tirar fotos bacanas na fachada da Casa Milla, uma réplica de uma casa feita por imigrantes alemães na cidade.

✔ Visitar o Oratório de Bach, que é outra réplica de uma igreja presbiteriana, em homenagem ao músico Bach, onde acontecem concertos musicais. 

✔  Admirar a vista da Torre dos Filósofos, um mirante feitos de madeira como uma escadaria onde se inicia a trilha de João e Maria.

✔  Fazer a trilha de João e Maria chamada “Caminho dos Contos”, onde as crianças se deparam com painéis de azulejos contando a história de João e Maria, dos irmãos Grimm.
✔  Conhecer, bem no meio do parque, a Casa da Bruxa. Lá, você não encontrará doces, mas muitos livros! O espaço abriga uma biblioteca, onde professoras e pedagogas são as simpáticas bruxas, que fazem as famosas contações de histórias (veja no site da prefeitura a programação do local). A Alice foi conosco, foi com a escola e sempre pede para ir de novo.


5º Lugar – Melhor Parque de Curitiba: PASSEIO PÚBLICO

O Passeio Público é o parque mais antigo de Curitiba e foi o primeiro zoológico da cidade. Lembro que eu ia quando tinha a idade dos meus filhos e ia com meus pais passear lá ver os animais. Depois da inauguração do Zoológico de Curitiba, o Passeio Público passou abrigar apenas espécies de animais menores.

NÃO DEIXE DE:

✔ Passear pelo mini-zoo e observar  alguns animais, como macaquinhos e aves.

✔ Conhecer espécies de cobras e peixes no serpentário e aquário que fica no centro do parque, em formato circular.

✔ Brincar com as crianças no parquinho que foi revitalizado recentemente e ganhou um carrossel lindíssimo que até os adultos tem vontade de dar uma voltinha!
✔ Dar uma voltinha de pedalinho no lago do Passeio Público é diversão garantida com as crianças!

✔ Se bater a fome, faça um lanchinho no Restaurante do Passeio, que aos sábados serve feijoada e barreado, a comida típica paranaense.

✔ Dar uma caminhada ou corrida ao longo do lago também é uma boa pedida para os mais atletas.

✔ Curtir uma sessão de cineminha nos monitores que passam filmes que ficam no lado de fora do aquário.


OUTROS PARQUES QUE TAMBÉM ADORAMOS!

Se você tiver mais tempo na querida capital do Paraná e ainda quiser conhecer mais parques interessantes, segue aqui a nossas recomendações:

  • BOSQUE ZANINELLI  (Unilivre)

  • PARQUE TINGUI (Memorial Ucraniano)

  • BOSQUE REINHARD MAACK

  • PARQUE PASSAÚNA

  • PARQUE SÃO LOURENÇO


Este post faz parte do Projeto Parques em Família , do “Portal Famílias que Viajam”. Outras famílias também deram suas dicas e recomendações falando como estão as atrações nessa época de pandemia.

O turismo precisa da sua ajuda para se reerguer. Mas nesse momento, cautela e respeito é o que deve ser prioridade! Com certeza todos podemos nos divertir com bom senso! Não deixe de ler os outros posts escritos pelas mães deste grupo.

A Flavia, escreveu sobre Precauções e Opções para Passeios e Viagens Seguras em Família (Turismo em Família).

Várias mães viajantes escreveram sobre os Parques de Natureza: a Deyse escreveu sobre parques de Natureza em Belo Horizonte [Expedições em Família], a Cintia listou 4 Parques em São José dos Campos [Mochilas e Malinhas], a Line mostrou as opções de Parques e jardins no Rio de Janeiro [Por aí com os Pires], a Aline escreveu sobre o maior zoológico particular do Brasil [Viajar com Filhos] e a Francine deu dicas dos Parques em Gramado e Canela [Viagens que Sonhamos].

Outras mães viajantes escreveram sobre Parques de Diversão: a Angela escreveu sobre o Hot Park no Rio Quente [6 viajantes]; a Pati trouxe dicas de Parques Com Crianças Em Santa Catarina [Eu Viajo Com Meus Filhos]; a Andreza trouxe as informações dos Parques de Orlando durante a pandemia [Andreza Dica e Indica]; e a Dani contou como está Disneyland Paris após a reabertura [Disney e Outros Lugares Incríveis].


About Ases a Bordo

A paixão por viajar e as iniciais do nome são duas coisas que o casal de publicitários Ana e André têm em comum com os filhos Alex, 7 anos, e Alice, 3. Através de imagens, você "viaja" com essa família linda que compartilha suas aventuras de uma maneira divertida e inesperada. Ases a Bordo é um vlog com episódios em vídeos de 5 minutos, que vão ao ar semanalmente no Youtube. A websérie tem o objetivo de incentivar pais a curtirem mais as viagens com seus filhos.