Sinopse Episódio 35: Conhecer Itaipu e ainda levar crianças pequenas parecia programa de índio. Mas não é! As crianças curtiram a visita panorâmica, ver os animais realocados e ainda aprender sobre o nosso planeta. Aulas práticas são muito mais interessantes!
CLIQUE NO PLAY PARA ASSISTIR AO EPISÓDIO
Como iríamos viajar em 3 famílias, encontrar um destino que agradasse a todos, crianças e adultos e que também coubesse no bolso de famílias com orçamentos diferentes, não foi uma missão fácil. Depois de muita conversa, como você pode ler aqui neste outro post , Foz do Iguaçu, eleita uma das 7 maravilhas da natureza, foi o lugar escolhido!
Fomos no final de Fevereiro e início de Março de 2015. O Alex tínha 7 anos e a Alice tinha 3 anos e meio. O clima estava excelente. Foz é mais gostosa no verão!
Essa foi uma viagem para comemorar o aniversário de 70 anos do vovô. Faziam alguns anos que não viajávamos com a família toda: vovô, vovó, tia, tio e primos. Então, essa foi uma ótima oportunidade para passarmos alguns dias juntos, curtindo o resort e os passeios que Foz oferece.
Viajamos de Tam num voo direto de Curitiba, onde moramos, até Foz do Iguaçu. Esse voo dura aproximadamente 1 hora e 15 minutos.
Escolhemos o Recanto Cataratas Thermas Resort, que ganhou o prêmio TripAdvisor 2014, sendo escolhido pelo público entre os 4 melhores hotéis para família na América do Sul. Ele foi uma excelente indicação de uma prima que já tinha ído com suas filhas pequenas e gostado muito. Nós adoramos e recomendamos! Veja aqui o episódio no resort.
Ver a onça pintada foi a sensação do passeio do Refúgio Biológico Bela Vista, que é uma unidade de proteção criada para receber milhares de plantas e animais desalojados pelo reservatório da usina. O passeio inicia numa carretinha e depois fazemos uma caminhada de 2km na mata. Tinham tantos animais para ver no caminho que as crianças nem perceberam que andaram tanto. Alice pediu colo e foi na garupa do vovô em alguns momentos. Todos ouviram atentamente as explicações completíssimas do guia Luis Gustavo e fizeram várias perguntas sobre os animais.
Dica: Fazer algumas paradas para xixi e água nas áreas de descanso é muito bom para recarregar as baterias da galerinha. Aproveitamos para repassar o filtro solar.
Na Visita Panorâmica, o que chamou a atenção do Alex foi descobrir que estávamos num território binacional, que segundo ele era “o Brasil e o Paraguai misturados”! Passar pertinho dos gigantescos tubos brancos, tecnicamente chamados de Condutos Forçados, com 10m de diâmetro e 142m de altura, também impressionou muito.
A visita ao Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho foi uma surpresa agradável. As crianças aprenderam como ver as horas num relógio solar e que extraterrestres são todos os objetos que não pertencem a Terra, como os meteoritos. A aula foi tão prática que puderam pegar e cheirar um meteorito real. Depois, subimos até o observatório onde ficam os telescópios. A nossa guia, Jéssica, teve muita didática com os pequenos.
No final, assistimos a um filme no planetário. Como era final do dia e todos estavam muito cansados, achei que as crianças iriam dormir naquele escurinho com o ar condicionado ligado. Que nada! O Alex até assistiu, mas a Alice não parou de pular de colo em colo.
Dica: O filme que passa no planetário é longo. Crianças pequenas não ficam paradinhas por muito tempo!
Infelizmente, fomos numa época de seca. Por isso só um vertedouro estava jorrando água. Isso foi um pouco frustrante para quem imaginou chegar lá e ver muita água descendo. Mas são coisas da mãe natureza, que não podemos controlar, né? Quem sabe numa outra vez, quando voltarmos para Foz, tenhamos mais sorte.
Que tal dar uma olhada nesses outros sites?
Itaipu Binacional – site oficial da hidrelétrica Itaipu
Itaipu Turismo – site oficial dos passeios turísticos oferecidos
Recanto Cataratas Thermas Resort – site oficial do resort que nos hospedamos.
Visite Foz – encontre várias informações sobre de Foz do Iguaçu.