Como fazer Intercâmbio em Família? Família vendo pôr do sol

Como fazer Intercâmbio em Família

Intercâmbio era algo que, antigamente, fazíamos na adolecência ou quando estávamos na universidade. Mas hoje em dia essa forma de aprendizado evoluiu e está abrangendo cada vez mais pessoas. E aí que surgiu o intercâmbio em família! Mas como assim? Como fazer intercâmbio em família? Será que dá para conciliar os gostos de todos os membros da família numa viagem só? Vamos te contar tudinho aqui, timtim por timitim.

Quando éramos universitários, tanto eu quanto o Andre fomos fazer um mês de intercâmbio nos Estados Unidos para aprimorar o inglês. Eu fui para Las Vegas, em Nevada, pois tinha um primo que morava lá na época. O Andre, foi para Los Angeles, na Califórnia, através de uma agência de intercâmbios, a World Study.

E por termos tido experiências incríveis, estamos namorando a ideia de levar as crianças para uma viagem de intercâmbio em família.


O que é o Intercâmbio em Família?

O Intercâmbio em Família é um programa destinado a famílias que queiram aproveitar as férias escolares para ter uma vivência em conjunto e aprender um novo idioma no exterior.

Exatamente como num intercâmbio comum, cada membro da família interage com estudantes de diferentes nacionalidades ao participar das aulas e das atividades extracurriculares.


Quais os benefícios de um Intercâmbio em Família?

Os benefícios que uma viagem de intercâmbio em família traz são, muitas vezes, imensuráveis. Muito além de apenas aprender ou aprofundar um outro idioma, a viagem proporciona conhecer novas culturas, conquistar maior independência, fazer novos amigos e, principalmente no caso do intercâmbio em família, estreitar os laços familiares. Sem falar que o programa irá preparar as crianças para experiências de intercâmbio sem os pais no futuro.

Como sempre falamos aqui no blog, dinheiro usado para vivenciar experiências culturais é dinheiro bem gasto! Muito melhor do que comprar presentes materiais que logo não despertam mais o interesse da crianças.

Uma das grandes vantagens de uma viagem dessas é que mesmo nas horas de lazer todos estão aprendendo mesmo sem nem perceber.

Mas atenção →  vale lembrar que as crianças precisam tanto do tempo de ócio quanto das atividades livres em família, pois o intercâmbio é feito durante o período de férias. Atividades divertidas, que sejam encaradas mais como lazer do que obrigação, devem estar na agenda da família toda.

Foto: Jesse Orrico

Como funciona o Intercâmbio em Família?

Enquanto os pais estudam em salas de aula para adultos, os filhos estão em salas com estudantes da mesma faixa etária. Esse aprendizado pode ser feito na mesma escola ou em escolas diferentes. A agência de intercâmbio busca adequar as escolas ou universidades de acordo com os objetivos de cada familiar.

Alguns pais que quiserem ir além do estudo de línguas podem buscar cursos de aprimoramento e aproveitar essa oportunidade para fazer especializações ou pós-graduações, viagens que podem durar até 1 ano. Há outros casos de pais que querem fazer cursos mais específicos como: fotografia, gastronomia, ou algum outro hobbie.

E ainda existem os pais que não desejam estudar. Assim, enquanto os filhos estão em aula, eles podem curtir um tempinho livre do casal para passear, namorar e descansar.

Foto: Denisse Leon

Em geral, os cursos são estruturados para que pais e filhos estudem no mesmo período, possibilitando que tenham o mesmo tempo livre juntos. Depois das aulas, a família pode se reunir para dividir seus aprendizados diários e curtir os principais atrativos turísticos da cidade.

Nos finais de semana, algumas famílias aproveitam para viajar para cidades próximas, as vezes junto com outras famílias ou amigos que conheceram durante as aulas.


A partir de que idade é recomendado o Intercâmbio em Família?

É possível encontrar pacotes para crianças a partir dos 5 anos em alguns países. Mas, nós recomendamos a partir de 7 anos, quando as crianças já estão mais aptas para fazer um intercâmbio em família. Nessa fase já conseguem se comunicar e aprender bem, especialmente em outro país, pois já estão alfabelizadas na sua língua materna.

Nessa fase, a criança já passou pela fase de readaptação escolar, que acontece todos os anos, com novos professores e novos amiguinhos em sua escola. Por isso, não irá estranhar tanto um novo ambiente com pessoas desconhecidas. As crianças menores já são mais dependentes dos pais.

É muito importante envolver a criança na fase do planejamento, perguntando suas preferências, mostrando as opções, para que ela se sinta parte da escolha, como membro atuante na decisão final. Algumas famílias optam inclusive por fazer o primeiro intercâmbio em um país de língua espanhola, que é mais próxima do português.


Como planejar um Intercâmbio em Família?

O planejamento é uma das fases cruciais para o sucesso do intercâmbio em família. Aqui selecionamos 10 perguntas para te ajudar a começar o planejamento da sua viagem:

  1. Qual o principal objetivo dessa viagem?
  2. Qual o valor que temos disponível para gastar com essa viagem?
  3. Que línguas todos nós gostaríamos de aprender ou aprimorar?
  4. Todos os membros da família gostariam de estudar?
  5. Qual país que fala essa língua todos achamos interessante?
  6. Dentro deste país, em quais cidades gostaríamos de viver essa experiência?
  7. Quais lugares gostariam de conhecer nos arredores?
  8. Em que tipo de acomodação nos sentiríamos à vontade?
  9. Em qual época do ano e qual clima gostamos para viajar?
  10. Quanto tempo temos para ficar juntos nessa cidade?

Com todas essas informações em mãos, procurar uma agência de intercambio é uma boa opção. Com a experiência que eles tem em organizar esse tipo de viagem para muitas famílias como a sua, vão te orientar melhor e montar um roteiro específico para o seu caso. Lembre-se de procurar por agências com uma reputação íntegra, já reconhecidas pelo mercado.

Foto: Estee Janssens

Qual tipo de acomodação é melhor para um Intercâmbio em Família?

O mais comum nesse tipo de intercâmbio é a locação de um imóvel durante o período das aulas. Casas ou apartamentos proporcionam mais privacidade e intimidade para a família. Com um espaço maior do que quartos de hotéis ou quartos em residências estudantis, as crianças se sentem mais à vontade para “fazer bagunça”.

Com a comodidade de ter uma cozinha equipada para fazer alguns pratos favoritos das crianças, a locação temporária por sites como Airbnb ou Alugue Temporada (Home Away) é a preferida das famílias intercambistas.

Existe a opção, menos comum, da família ser recebida por uma família host, onde todos ficam em contato com uma família local que oferece um quarto grande, ou dois menores, para acomodar todos os membros. A vantagem desse tipo de acomodação é o maior contato com a cultura e a língua local. Nesse caso, dependendo do que for contratado,  algumas refeições estão incluídas no pacote.

Foto: Luca Micheli

Qual o melhor destino para fazer um Intercâmbio em Família?

Essa é uma pergunta muito pessoal! Cada família tem suas preferências de idioma e lugares. Alguns gostam de praias, outros curtem neve, alguns gostam de cidades grandes, outros preferem as menores. Sendo assim, é muito difícil ajudá-lo a definir um destino ideal para o SEU intercâmbio em família.

Mas podemos listar alguns países preferidos das famílias brasileiras:

  • Estados Unidos
  • Canadá
  • França
  • Inglaterra
  • Espanha
  • Argentina
  • Nova Zelândia

A escolha final vai de acordo com o gosto e o bolso de cada família. Se você conhece amigos ou conhecidos que já tiveram essa experiência de um intercâmbio em família, um longo bate-papo pode ser muito esclarecedor. A internet também é uma grande aliada nessa pesquisas. Pesquise sites, leia entrevistas, relatos em blogs e assista à vídeos no YouTube.

Foto: Nicole Harrington

 

About Ases a Bordo

A paixão por viajar e as iniciais do nome são duas coisas que o casal de publicitários Ana e André têm em comum com os filhos Alex, 7 anos, e Alice, 3. Através de imagens, você "viaja" com essa família linda que compartilha suas aventuras de uma maneira divertida e inesperada. Ases a Bordo é um vlog com episódios em vídeos de 5 minutos, que vão ao ar semanalmente no Youtube. A websérie tem o objetivo de incentivar pais a curtirem mais as viagens com seus filhos.