Passeios-em-Florianópolis---Projeto-Tamar-Alice-abrançando-Tartaruga

5 Passeios em Florianópolis, além das praias | Santa Catarina

5 Passeios em Florianópolis, além das praias | Santa Catarina

Floripa!!! Um destino amado por todos aqui em casa! Sim, Floripa tem: praias maravilhosas, sequências de camarão deliciosas, dunas incríveis, paisagens lindíssimas e um povo super gentil, os queridos manézinhos. Quer mais motivos do que esses para cair na estrada agora e conhecer ou revisitar a ilha da magia? Como se não bastasse tudo isso que eu falei, nesse post vamos te mostrar 5 passeios em Florianópolis, diferentes, além das praias.

Estivemos pela enésima vez (juro já perdi as contas) na belíssima Santa Catarina e passamos 4 dias deliciosos em Florianópolis convidados pelo Floripa Convention Visitors Bureau, que foi um super parceiro no 2º Encontro de Blogs Experts em Viagens com Filhos.

Chegando lá fomos recepcionados com um jantar delicioso no restaurante do Hotel Castelmar. Nós não hospedamos lá, mas juro que fiquei com inveja dos outros blogueiros e suas famílias, que foram muitíssimos bem recepcionados por todos do hotel e nos contaram maravilhas sobre o atendimento lá. Quem sabe na próxima, né?

Nos divertimos muito nessa noite, que teve até um show de mágica ótimo com o mágico Jorian Peçanha. As crianças nem piscavam!

Mas isso foi só um aperitivo para o que estava por vir nos próximos dias. Fizemos passeios incríveis pela ilha guiados pela super simpática guia Jaqueline Vargas, da EcoExperiências que é uma agência de turismo sustentável. Sem as explicações da Jaque, contando histórias e curiosidades da ilha, nosso tour não seria tão completo.

Então vamos lá? Aqui vão as 5 atrações em Floripa que você não pode ir embora sem conhecer!!

1. Conhecer o projeto TAMAR

Esse é um projeto lindo criado na década de 80, com um objetivo de proteger tartarugas-marinhas que estão ameaçadas de extinção no nosso litoral. Daí o nome do Projeto Tamar, a contração das palavras tartaruga e marinha.

Já conhecíamos o centro de visitantes da Praia do Forte, na Bahia. Mas já faziam muitos anos e revisitar o projeto em Floripa foi muito bacana.

No início da visita, todos assistem ao vídeo mostrando a importância de conservar esse animal tão importante e frágil.

Depois fomos levados aos tanques, para ver conhecer mais sobre a variedade de espécies das tartarugas-marinhas. Com as explicações da Camila Trentin Cegoni, gestora do centro, aprendemos mais sobre os hábitos e costumes delas.

Camila respondeu todas as curiosidades das crianças, inclusive “Como as tartarugas namoram?“, pergunta que surgiu  quando as crianças viram dois machos competindo pelo coração de uma fêmea no tanque.

Para ajudar esse projetos importantíssimo você pode:

  • Incentivar seus amigos e familiares a visitarem o centro.
  • Comprar souvenirs da lojinha, que geram mais recursos para o projeto.
  • Ser um porta-voz voluntário, espalhando a mensagem em defesa das tartarugas.
  • Exercer a sua consciência ambiental, não espalhando lixo pelas praias.

O passeio foi muito gostoso, todos saímos mais conscientes do nosso papel, além de termos aprendido muito nos divertindo. Quer melhor aprendizado do que esse?

E as crianças tem um aviso importante pra você ↓


2. Ver a vista do Mirante do Morro da Lagoa

Como se não bastasse ter praias lindas, Floripa ainda tem a Lagoa da Conceição, mais um colírio para os olhos. E porque não ver essa beleza do alto? A cidade tem diversos mirantes que proporcionam um belo visual panorâmico.

Nós desembarcamos no Mirante do Morro da Lagoa (Rod. Admar Gonzaga – SC404) que fica localizado no topo do morro entre a região central da cidade e o leste da ilha.

Não deixe de tirar sua selfie lá, além de registrar a linda paisagem geográfica. Nós aproveitamos para registrar um momento único com todos os blogueiros experts e suas famílias. Afinal não é sempre que conseguimos desvirtualizar com pessoas queridas que, assim como nós, são apaixonadas por viagens.

Depois dessas aventuras fizemos uma parada para um almoço especial no Hotel Maria do Mar. Regados a frutos do mar, deliciosas sobremesas e uma paisagem linda, ainda recebemos uma visita especial. Macaquinhos silvestres vieram até a janela ganhar frutas das crianças!


Este post faz parte de uma série sobre Floripa. 
Clique aqui ver o post índice com mais dicas da cidade.


3. Conhecer o Centro Histórico

Nós, como bons Curitibanos, sempre invadimos Santa Catarina no verão e nos feriados. E devo confessar, com muita vergonha, que nunca tínhamos feito esse passeio pelo Centro Histórico de Floripa, mesmo tendo vindo inúmeras vezes a ilha.

Mas nada melhor do que ter a primeira vez acompanhados de uma especialista, a Jaque, da Eco Experiências, lembra? Sim, nesse tour aprendemos muito sobre a cidade, sua história e curiosidades. Realmente, sem um guia local, acho que perde-se muito.

Isso sem falar que a Alice não desgrudou dela! Acho que quis fazer um estágio, para ser guia turística no futuro. Estava louca para falar no microfoninho, hehehe…

O Centro Histórico pode ser explorado em algumas horas e o ideal é fazer o passeio a pé. Começamos conhecemos a Praça XV de Novembro, onde fica a Figueira Centenária. E, seguindo as supertições, para ter boa sorte, demos a volta completa ao redor dela.

Diversos prédios históricos, restaurados para conservar a arquitetura original, ficam ao redor da praça. O mais bonito é o Palácio Cruz e Sousa, antigo Palácio Rosado, que hoje é sede do Museu Histórico de Santa Catarina, mas antigamente já foi Palácio do Governo do Estado. Não deixe de reparar nos detalhes da sua arquitetura datada do século XVIII.

Em frente a praça, está a Catedral Metropolitana de Florianópolis no alto de sua escadaria. Originalmente chamada de Catedral de Nossa Senhora do Desterro, a igreja conta com  5 sinos vindos da Alemanha.

A alguns passos de distância, fica o Memorial ao Miramar, um monumento em homenagem ao antigo Trapiche Municipal Miramar.

Seguindo, chegamos ao Largo da Alfândega, logo em frente ao antigo prédio da alfândega. A praça oferece alguns eventos culturais e feirinhas de artesanato, ótimo para quem precisa comprar aquela lembrancinha. Não deixa de observar a fonte dos bilros, construída com peças de madeira representando o instrumento utilizados pelas rendeiras, para fazer as “rendas de bilro”.

→ Lembre-se: apesar de você estar encantado com as construções açorianas de época, você está no centro da cidade. Tenha todo cuidado com os seus pertences materiais (câmera, celular, bolsa, mochila, etc..) e pertences “amorais”, ou seja, fique de olho nas crianças!

Além disso tudo, visitamos o Mercado Público que, de tão gostoso, mereceu um capítulo a parte.


4. Fazer um happy hour no Mercado Público

Ahhhh… estava calor e já caminhávamos por algumas horas. Como não dar uma paradinha estratégica para tomar um chopinho? Quer lugar mais bacana do que o Mercado Público para um fazer um happy hour?

O Mercado Público de Florianópolis teve sua última reforma terminada em 2015 e está lindo! Sua área central ganhou uma cobertura de vidros e as alas norte e sul tem lojinhas diversas que vendem desde lembrancinhas até roupas e sapatos.

Mas a atração principal são as peixarias e as barracas de frutas, que só de olhar já dá vontade de levar. Os empórios e os bares também são sucesso garantido! As crianças adoram o sorvete da gelateria.

Segundo o Diego Minotto, do Meus Roteiros de Viagem, você não pode deixar experimentar um dos pratos de frutos do mar do famoso Box 32. Ele, que mora em Floripa, conta que “o pastel é considerado o melhor da cidade e o bar é tão bem preparado para receber os turistas que possui cardápio em sete idiomas, incluindo até o japonês”.


5. Ver o pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa

Que surpresa agradável esse lugar! Marque já na sua listinha e não deixe de conhecer esse bairro açoriano que parece que parou no tempo. Com construções tipicamente portuguesas e um clima tranquilo de vila de pescador, nem parece que você está na capital do estado.

No caminho para as praias do norte, a 15 km do centro, Santo Antônio de Lisboa tem ruas estreitas, sem movimento, casinhas coloridas e até um parquinho na praça, de onde as crianças não quiseram sair.

A igrejinha de Santo Antônio de Lisboa, chamada Igreja Nossa Senhora das Necessidades, é encantadora justamente pela sua simplicidade.

Ao longo do calçadão, dezenas de restaurantes para você saborear um prato de frutos do mar em uma mesa num deck, enquanto vê o sol se pôr, com essa vista espetacular!


Confira nossos outros posts dessa viagem:

Como é o Day Use no Costão do Santinho Resort.

Como é ficar no Jurerê Beach Village.

Onde ficar na Praia dos Ingleses?

E ainda assista aos 4 episódios que gravamos no Costão do Santinho:

Costão do Santinho com Crianças.


Esta viagem fez parte do 2º Encontro de Blogueiros Experts em Viagens com Filhos, organizado pelo Floripa Convention Bureau de Turismo e contou com o apoio das seguintes empresas:

BelaTur Turismo e ReceptivoEco Experiências Turismo SustentávelItaguasul TurismoProjeto TamarSandra Puente FotografiasCostão do SantinhoCastelmar HotelIl Campanário Villagio ResortJurerê BeachVillagePousada dos ChásHotel Costa NortePorto Sol InglesesHotel Geranius Maria do Mar Hotel.

Passeios em Florianópolis: logos dos apoiadores

Agradecemos ao Floripa Convention e à todos os apoiadores do evento. Salientamos que o Ases a Bordo, respeita seus leitores e fãs. Por isso, nossos editoriais expressam a nossa opinião real. Só recomendamos produtos que testamos e serviços que experimentamos. Assim, conhecendo a qualidade, podemos recomendar para todos! [#ap]


Veja também a experiência dos outros blogueiros que participaram do “2º Encontro de Blogueiros Experts em Viagens com Filhos”:

Cariocando Por AíEu Viajo com Meus FilhosFelipe o Pequeno ViajanteMalas e PanelasTrilhas e CantosVamos por AíViagens que SonhamosViajando por AíViajar Hei e Vou Viajar.


planeje

Reserve aqui o seu hotel e garanta melhores preços com antecedência.

Escolha aqui seu carro e pague em reais dividido em até 12x.

Compre seu chip de celular para não depender de redes de wi-fi.


Saiba mais sobre Ases a Bordo – Viagem com Crianças se inscrevendo no nosso canal do YouTube para não perder episódios novos e seguindo nossas mídias sociais!

website    youtube-symbol    facebook-logo    instagram-social-network-logo-of-photo-camera    twitter-social-logotype

 

 

About Ases a Bordo

A paixão por viajar e as iniciais do nome são duas coisas que o casal de publicitários Ana e André têm em comum com os filhos Alex, 7 anos, e Alice, 3. Através de imagens, você "viaja" com essa família linda que compartilha suas aventuras de uma maneira divertida e inesperada. Ases a Bordo é um vlog com episódios em vídeos de 5 minutos, que vão ao ar semanalmente no Youtube. A websérie tem o objetivo de incentivar pais a curtirem mais as viagens com seus filhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.