10-dicas-para-conciliar-viagens-e-escola

10 DICAS DE COMO CONCILIAR VIAGENS E ESCOLA

COMO CONCILIAR VIAGENS E ESCOLA?

Muitas vezes o debate sobre tirar ou não as crianças da escola por alguns dias para viajar é muito controverso. Tanto é que, quando o tema “Como Conciliar Viagens e Escola” desta blogagem coletiva (quando blogs escrevem sobre o mesmo assunto no mesmo dia) foi proposto, já na caixa de comentários várias questões foram levantadas.

Várias pessoas defendem que o mundo é a melhor escola. Que vivenciar na prática as matérias que são ensinada em um livro na escola é o melhor aprendizado, pois ele fica enraizado na memória.

Como mãe e viajante apaixonada, assino embaixo! Tanto que já falei sobre isso nesta entrevista para Revista da Avianca Viajar com Criança não é Bicho de 7 Cabeças, neste post 10 Benefícios que Viajar pode fazer para o futuro de seus filhos, e falo isso constantemente nos nosso episódios.

Mas existem aqueles que acham que interromper o ciclo de aprendizado na escola, só faz criar confusão na cabeça da criança. Isso sem falar no trabalho extra que é ter que correr atrás das matérias que a criança perdeu, sobrecarregando ela na volta da viagem.

Como ex-professora também concordo! O aluno volta perdido, com dúvidas que já foram esclarecidas. Muitas vezes não consegue entregar a pilha de tarefas acumuladas. E vai mal em provas de segunda chamada, porque não teve ninguém para lhe orientar fazendo o teste numa sala de aula vazia.

Mas entendemos perfeitamente você, mãe e/ou pai, que não quer pagar passagens absurdas, diárias de hotel estratosféricas e passeios lotados só porque você “tem que” viajar em alta temporada. 

Dar umas escapadinhas, mesmo durante o ano escolar pode ser uma boa opção. Você  apensas precisa se planejar para isso. Aqui vai nosso passo-a-passo para aproveitar as viagens sem que elas prejudiquem o andamento escolar do seu filho. Note que não estamos incentivando faltas, e sim, um aprendizado diferenciado com uma grande oportunidade de crescimento.


 10-dicas-para-conciliar-viagens-e-escola

Mesmo com esse passo-a-passo, você achou que não vale a pena tirar seu filho da escola para viajar, sem problemas. Procure escapadinhas de final de semana por perto da sua cidade. Com certeza, fora da rotina de casa, vocês vão se divertir e tirar proveito desse tempo em família que é essencial. Só me prometa uma coisa: não deixe de viajar com seus filhos.


Gostou desta dicas? Assine, para receber mais!


Leia aqui a opinião de outros blogueiro que participaram desta blogagem coletiva discutindo o mesmo tema:

*Acompanhe tudo sobre essa blogagem coletiva com a #ViagemEEscola nas redes sociais.

About Ases a Bordo

A paixão por viajar e as iniciais do nome são duas coisas que o casal de publicitários Ana e André têm em comum com os filhos Alex, 7 anos, e Alice, 3. Através de imagens, você "viaja" com essa família linda que compartilha suas aventuras de uma maneira divertida e inesperada. Ases a Bordo é um vlog com episódios em vídeos de 5 minutos, que vão ao ar semanalmente no Youtube. A websérie tem o objetivo de incentivar pais a curtirem mais as viagens com seus filhos.

29 thoughts on “10 DICAS DE COMO CONCILIAR VIAGENS E ESCOLA

  1. Adorei o layout das dicas, ficou super fofo!

    Agora que meus filhos ficaram maiores está cada vez mais difícil faltar aulas, eles faltam 2 ou 3 dias, no máximo, acho que 50 seria um número inviável na idade dos meus (infelizmente) :(

    Sinto saudades da época que eu podia viajar na baixa temporada!!!!

    beijos

    Pati

    1. Obrigada ;) Pois é Pati, temo o dia que a gente também não consiga mais dar essas escapadelas no meio do ano letivo. Por isso que temos que aproveitar ao máximo essa fase, né? Bjs dos 4 Ases

  2. Adorei as dicas!
    Por aqui tentamos sempre coloca-las em prática.
    A maior dificuldade tem sido colocar as atividades em dia na volta. Tem sido cansativo e penoso. =(
    Estamos tentando uma parceria com a escola para essa recuperação de atividades. Tomara que dê certo! =)

    1. Essa fase da volta é dura! A gente que é adulto já volta meio deprê com o término da viagem. Imagina as crianças que, além de não poderem mais brincar o dia todo, ainda tem que fazer tarefa em dobro! Realmente esse é o ônus do bônus ;)

  3. Muito legal seu infográfico, aqui os meus ainda estão na escolinha, mas já estou me preparando para a entrada na educação fundamental, boas dicas!

  4. Nossa, amei o post, mesmo!!!!!!!! muito bom ter a opinião de uma mãe/viajante e professora, tem tudo a ver com o tema e ainda nos esclarece muito sobre este assunto, super parabéns!!!!!!!!!!!!

    1. Que bom que vc curtiu Rege!! Realmente o acúmulo de funções da outra perspectiva.
      Sempre tento me colocar na posição dos professores e tentar não fazer o que não gostaria que fizessem comigo :)
      Bjs dos 4 Ases

  5. Perfeito seu post Ana, acho que tudo vale a pena quando bem planeja, conversado, avaliado. A minha visão lá no blog acho que foi a mais radical, a de não faltar mesmo por eu ser filha de professora e crescer ouvindo relatos de casos de insucesso. Mas há os casos de sucesso como eu pude aprender nessa blogagem coletiva… Quando Alice e Alex estiverem maiores talvez vocês tenham outra visão, a gente nunca sabe né? Só sei de uma coisa: continuem cada vez mais fazendo esses episódios lindos de viver!!!! Bjs e sucesso sempre, Dani

    1. Oi Dani! Pois é…
      Por enquanto está dando certo. Nossa sorte é ter filhos inteligentes, hahaha… Mas brincadeiras a parte, realmente eles não tem grandes dificuldades de aprendizado e isso facilita bastante. O que tem mesmo é preguiça na hora da volta! Acho que quando crescerem realmente vai ficar mais complicado. Enquanto isso, temos que aproveitar essa fase.
      Obrigada pelo carinho de sempre!!
      Bjs dos 4 Ases

  6. Acho que viajar tem uma importância enorme para meu filho. Ele sempre aprende alguma coisa nova em nossas viagens. Não acho que ele tenha ficado prejudicado até hoje em virtude de faltas, mas não costumo deixá-lo faltar muitos dias. E quando volta tem que repor toda a matéria. Costumo dar uma esticadinha nos feriados. Pode ser que quando ele cresça mais um pouquinho eu mude de ideia, mas hoje acho que nossas viagens trouxeram mais benefícios do que prejuízos para ele.

    1. Isso aí Ana, esse é o caminho!
      E o aprendizado que eles tem durante a viagem é algo que vai ficar na memória pra vida toda, porque foi experimental.
      Essa vivência é essencial mesmo ;)
      Bjs dos 4 Ases

  7. Muito legal o post. A nossa viajante mirim está no Fundamental II. Muito conteúdo e dificuldades de aprendizagem. Então… viajar, só nas férias. E isso requer planejamento, não é mesmo? AbraçosA

    1. Oi Andrea, puxa vida já no Fundamental II! Cada vez mais matérias nessa fase, né?
      Mas com certeza vcs fazem viagens inesquecíveis mesmo nos períodos de alta.
      Bjs dos 4 Ases

  8. Exatamente. Adorei o post. Acho que temos que observar tudo antes de tomar qualquer atitude. Com o tempo, as dificuldades escolares – conteúdo, provas etc. vão aumentando e vai ficando mais difícil faltar durante o ano letivo, mas adaptação e jogo de cintura de todos os lado, não é mesmo!!!! Um bj

    1. Com certeza Debora! Todas as partes tem que estar de acordo e flexíveis.
      E quanto mais velhas as crianças, mais difíceis serão essas escapadinhas no meio do período escolar :(
      Bjs dos 4 Ases

  9. Exatamente!!! Aqui são crianças em duas fases diferentes, uma tem 9 anos e está no 5 ano e o menor no Maternal ainda. Uso o calendário escolar (que entregam no início do ano) para programa minhas viagens, viajamos sempre na ‘entresafra’ (entre um período de provas e outro).

    Este ano a escola alterou o cronograma de provas depois que comprei as passagens, resultado, ela iria perder todas as provas da 4 avaliação. Fui na escola, conversei e ela irá fazer tudo uma semana depois que voltarmos, ou seja, ainda terá tempo para estudar. Ufa! E assim vai, sempre explico na escola que não temos outra opção para a viagem de férias (por conta do trabalho do meu marido), e minha filha tb sabe disso, não falta durante o ano inteiro (só se estiver doente) e tb sabe que tem que se empenhar para ter notas boas (por questões pedagógicas e das viagens, rsrsrs).

    Tem dado certo nosso sistema, apesar de criticado por alguns…rsrsrs

    1. Hahaha, adoramos o “entresafra” Trícia! Puxa que susto essa mudança de calendário hein? Ainda bem que vai dar certo! Realmente aqui também nos olham torto quando tiramos as crianças da escola para viajar. Mas esse tempo nunca mais volta, temos que aproveitar!!
      Bjs e boa viagens para vcs :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.