Como arrumar as malas sem estresse?

Há algumas semanas recebi por email uma sugestão “Por que você não faz um post com dicas do que levar para um resort de praia?”. Pensei: “Bacana, vamos no carnaval para o Costão, vai ser fácil.”

Aí passei a semana, pensando, pensando, pensando…. e nada. Filtro solar? Repelente? Roupas claras? Todo mundo já sabe disso. Eu precisava escrever dicas inéditas, no melhor estilo dos posts atuais “10 coisas que não podem faltar na sua mala – a 7ª é a melhor!”

Desde o início do projeto “Ases a Bordo” concordamos que tudo devia ser muito genuíno, mostrando a vida como ela é, sem muita maquiagem ou efeitos especiais. Então devo confessar:

Eu AMO viajar, mas DETESTO arrumar as malas!

Sempre fui daquelas pessoas que deixa para arrumar a mala aos 46′ do segundo tempo, adiando o inevitável. Nunca pensava muito sobre o que levar, ia colocando 5 calças, 5 blusas, etc… Não pelo medo de esquecer algo importante, mas por não ter muita paciência de separar e tentar fazer tudo caber.

Sem falar que preciso fazer malas pra 3, a minha e a das crianças (sim! eu me recuso a fazer mala de marido que já é bem grandinho e depois vem reclamar “Mas, você não trouxe x ou y?”). Quando o Alex nasceu, baixei uma santa listinha pronta de algum site de bebês. E, sempre adaptando os itens conforme eles cresciam, eu seguia “tickando” tudo na madrugada, na véspera do voo.

Mas, pior do que arrumar as malas para viajar, é arrumar para voltar pra casa.

Afinal, você já entrou em depressão pois a viagem está acabando. Além do saco das roupas sujas, tem as compras feitas na viagem que nunca cabem. E claro, tudo feito novamente na madrugada e ainda na penumbra porque as crianças dormem no mesmo quarto de hotel.

Enfim, não valia a pena escrever sobre o que levar, pois isso além de pessoal, é bem fácil de encontrar por aí pelo Google.

Melhor seria dar ideias para transformar esse martírio em algo mais prazeroso.

Mastigadinho, naquele estilo listinha 1,2,3, deixando aberto a todos vocês, que também tem o mesmo problema, sugerirem mais coisas bacanas. Quem sabe, num esforço em grupo, a gente possa mudar esse hábito e começar a curtir esse momento pré-viagem.

Até a próxima! Ahhh, prometo que depois eu conto como foi a arrumação das malas do carnaval.

1

Primeiro, você deve escolher uma mala que seja a sua cara. Discreta ou estampada, grande ou pequena, rígida ou flexível, com muito bolso ou sem bolso, expansível, rodinhas pra todo lado, etc… Imagine que tristeza arrumar uma mala que você não gosta, né? Para ver detalhes mais técnicos, recomendo que depois você leia esses dois blogs Turista Profissional e Destinos & Receitas.

2

Sou a favor da listinha para você não ter que ficar toda vez tentando lembrar o que precisa levar. Sem falar na sensação de realização a cada item “tickado”. Não tenho listas separadas, uma para inverno e outra para verão (sim! às vezes temos as duas estações na mesma viagem). Mas, se você achar mais fácil, pode separar conforme estação ou destino (praia, campo, cidade). Para baixar a nossa listinha, clique aqui.

3 copy

Para não entrar madrugada arrumando tudo, o ideal é separar as coisas durante a semana anterior. Assim um dia você reserva 20 minutos para escolher só as roupas. Outro dia você separa os remédio. E então outro dia os itens de higiene, brinquedos, comidinhas, etc… Quebrando a tarefa em partes, vai parecer mais fácil.

4

Que tal ouvir suas músicas favoritas enquanto separa o que levar? Para não interromper sua tarefa, selecione as suas playlists mais longas ou acesse sites como Spotify ou Superplayer, que oferecem playlist de acordo com o seu humor/sentimento. Eu aconselho algo animado que dê até pra dar uma dançadinha entre colocar uma roupa e outra.

5

Já testei algumas vezes colocar a mala na cama e ligar a TV nos canais de mulherzinha que quase nunca tenho tempo ou chance de assistir. Aqui em casa, Discovery Kids e Disney Channel, ou ainda Sportv e ESPN, reinam na telinha. Esse é um momento meu! Só não vale se distrair e esquecer do seu objetivo principal que é arrumar a mala.

6

Tenho uma amiga que sempre está linda nas fotos de viagem, parece até editorial de moda. E eu aquela mãe descabelada, que não teve tempo de combinar as peças. Foi então, ela deu a dica: cada dia que você montar um look bacana, tire uma foto. Quando chegar a hora de fazer a mala, você já sabe quais peças combinam e podem ser intercambiáveis facilmente. Depois, confira mais esses dois blogs Travel Fashion Girl e Outfitposts (link One Suitcase Series)

7

Às vezes queremos abraçar o mundo e fazer tudo sozinha. Tenho envolvido as crianças na arrumação da mala e tem sido muito mais divertido. Eles escolhem um look por dia, separam em pilhas e marcam na listinha deles (baixe aqui). Nessa hora você pode ajudar, mostrando combinações diferentes com peças coringas, economizando espaço na mala. Foi ótimo até para dar uma agilizada em todos durante a viagem, na hora de sair do hotel.

 

faixa_gostar de ler

Viaje com seus filhos e leve também seus pais.

Férias a Vista

Editando a sua viagem

A sua família é como um time?

Viajar: uma questão de aproveitar oportunidades.

10 Dicas para melhorar a filmagem das suas férias.

Uma família normal…

 

 

About Ases a Bordo

A paixão por viajar e as iniciais do nome são duas coisas que o casal de publicitários Ana e André têm em comum com os filhos Alex, 7 anos, e Alice, 3. Através de imagens, você "viaja" com essa família linda que compartilha suas aventuras de uma maneira divertida e inesperada. Ases a Bordo é um vlog com episódios em vídeos de 5 minutos, que vão ao ar semanalmente no Youtube. A websérie tem o objetivo de incentivar pais a curtirem mais as viagens com seus filhos.

3 thoughts on “Como arrumar as malas sem estresse?

  1. Eu também odeio arrumar as malas! Será que existe alguém que gosta? Vou tentar as dicas na minha próxima viagem, mas digo que colocar as crianças pra ajudar vai ser complicado, kkkkk

    1. Pois é Camila, com as crianças muito pequenas é mais difícil, elas querem mais bagunçar. Mas o Alex, que já tem 6, gosta de participar e escolher seus looks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.