Dicas de Viagem com Crianças

10 Dicas de viagem com crianças que só uma mãe pode dar!

Dias das mães chegando e o tema desse post não poderia ser melhor: 10 Dicas de viagem com crianças que só uma mãe pode dar! Sim, porque tem muita coisa sobre viagem com crianças que você só descobre quando está na estrada, realmente vivenciando o problema e descobrindo a solução! E para te ajudar nessa missão incrível que é viajar com os pequenos, selecionei 10 dicas práticas que sempre me ajudam quando decidimos cair na estrada. Vamos lá!?


1. NÃO ESQUEÇA NADA IMPORTANTE

Somos humanas, e pior… humanas tentando ser “multitarefa”. Fazemos as malas, geralmente na véspera da viagem, e ao mesmo tempo estamos imprimindo vouchers, esvaziando a geladeira, ligando pra alguém vir molhar as plantas ou alimentar o cachorro, carregando as baterias do tablet, celular… Enfim, praticamente um malabarista de circo tentando não deixar nada cair, ou neste caso, nada pra trás.

Dicas de Viagem com Crianças


Dica:
Escolha um aplicativo para te ajudar nessa função. Você poderá salvar listas para cada tipo de viagem ou para cada integrante da família. Existem várias opções tanto para iOS quando para Android no mercado, inclusive muitas delas free! Baixe alguns e veja qual você se adapta melhor.

√ Aqui em casa:  Nós usamos há muito tempo o VTC – Visual Travel Checklist, que como o nome diz é visual. Você bate o olho no ícone e já lembra levar. Conforme vai colocando na mala, você marca os itens. Por enquanto esse app só tem em inglês ou espanhol, mas esse é mais um motivo pra você usar e ampliar seu vocabulário ;)

 Em breve faremos um tutorial completo do VTC, assine o nosso canal para assistir a esse vídeo.


2. EVITE QUE ELES SUJEM SUAS ROUPAS

Dicas de Viagem com Crianças

Já estou até vendo a cena… Passa o carrinho e a comissária de bordo enche o copo das crianças de suco e, para piorar, ainda coloca uma pedrona de gelo. Aí nesse exato momento o piloto anuncia “Estamos passando por uma área de turbulência”. Quando você vê, já é tarde demais para chorar sob o suco derramado! Mas, tanto na viagem de avião quanto na viagem de carro é super necessário dar líquidos para as crianças se hidratarem a todo momento.

Dica: O melhor jeito e mais simples de prevenir acidentes e acabar com a sede dos pequenos é levando o velho e bom “squeeze”, aquele copinho com tampa e bico abre-e-fecha na ponta. Você pode entregar para a comissária e ela enche diretamente ali. Se a criança não quiser tudo é só travar o bico e guardar.

√ Aqui em casa: As crianças ainda estão na fase dos squeezes com personagens, mas eles nem sempre são os melhores. Prefira os modelos retos e lisos, que são mais fáceis de lavar. Há uma variedade grande de garrafinhas alumínio que ajudam a manter a temperatura dos líquidos.

Veja aqui o nosso vídeo falando sobre o que levar de lanchinho no avião, onde também falamos sobre o squeeze.


3. MANTENHA AS MÃOS LIVRES

Sim, você tem filhos pequenos, então precisa ter as mãos livres para que ninguém se perca ou atravesse ruas sozinho. Infelizmente por um bom tempo você terá que deixar de viajar com suas bolsas fashion. Sim eu sei, é triste. Mas bolsas não são muito práticas nas viagens, pois você precisa colocar muitas coisas nela. São roupas extras, passaportes, carregadores, lenço umedecido… enfim, você não vai querer ficar com aquela bolsona explodindo e ainda detonando o seu ombro de tão pesada, né?

Dica: Escolha um modelo de mochila que seja a sua cara e seja prática ao mesmo tempo. O ideal é que ela tenha alça dupla, para você ficar com as mãos livres, e também tenha o sistema de rodinha, para que você possa puxar quando estiver cansada de carregar. Existem modelos que cobrem as rodas para você não sujar a sua roupa quando estiver carregando.

√ Aqui em casa: Nós escolhemos um modelo “pretinho básico” da Samsonite que combina com várias roupas e não suja fácil. A nossa tem dois bolsos laterais onde colocamos os squeezes das crianças para ter de fácil acesso.


4. OTIMIZE E ORGANIZE SEU ESPAÇO

Sabe quando você vai trocar a fralda do seu bebê e não tem nada além do trocador. Ou mesmo quando as crianças crescem mais e o espaço no banheiro é pequeno? Você chega no hotel e a bancada perto da pia não dá conta de tudo aquilo que você precisa? Ou ainda, a bancada é tão grande que você se espalha e na hora de ir embora tem que juntar muita coisa.

Dica: Invista em uma necessarie dobrável que vários compartimentos e um gancho para você pendurar onde encontrar espaço. Dê preferência as que tem pelo menos um bolso plástico, pois se o produto vazar na sua mala, suas roupas não vão ficar toda melecadas de shampoo, por exemplo. Observe se a costura do gancho é bem reforçada e se vai aguentar pendurar produtos mais pesados.

√ Aqui em casa: Nós escolhemos esse modelo lavável, onde o bolso plástico é transparente e pode ser retirado, se vc quiser levar na sua bolsa de mão e passar pelo controle de segurança. A nossa, também tem alcinhas com botão de pressão. Caso o gancho seja pequeno, ainda temos mais uma a opção para pendurar-lá.


5. CARREGANDO TODAS AS BATERIAS

Imagine a situação: você está no aeroporto, o voo atrasou e a bateria do tablet das crianças já terminou. Elas pedem pra brincar no seu celular, mas você não pode ficar sem bateria também. Aí você encontra só uma tomada livre. E agora? Ou então: você está no quarto do hotel e não tem tomadas suficientes para carregar os celulares, os tablets e as câmeras.

Dicas de Viagem com Crianças

Dica: Que tal levar esse multicarregador com entradas de tomada extra e também portas de USB? Analise qual a necessidade da sua família e compre conforme o número de aparelhos que você costuma carregar. Não esqueça de levar também um adaptador de tomadas se você vai fazer uma viagem internacional.

Aqui em casa: Nós escolhemos o modelo que carrega tanto aparelhos no padrão americano  de risquinho ( |  | ) quanto no padrão europeu de bolinha ( 0  0 ), pois usamos muitos eletrônicos comprados fora do Brasil. Além das entradas USB para tablets e celulares.


6. TENHA SEMPRE UMA NOVIDADE NA MANGA

Voos atrasam, estradas ficam paradas, bons restaurantes tem longas filas, às vezes o chef demora para elaborar o seu pedido, enfim…nem tudo sai do jeito que nós esperávamos. E viajar é sinônimo de adaptar. Por isso, o ideal é que você tenha algo especial guardado para que os pequenos fiquem entretidos e você possa ficar tranquila. Se você tiver algo novo, melhor ainda! A novidade diverte muito mais do que o que os velhos conhecidos.

Dica: Não precisa ser nada caro, aliás a maioria das crianças se divertem com pouco. Pode ser um gibi novo, um livrinho de atividades daqueles de colorir ou com adesivos, ou então uma caixinha de massinha, ou até mesmo um aplicativo novo que você tenha baixado no tablet e deixou escondinho dentro de uma pasta.

Aqui em casa: Já rolou muitas novidades, uma vez até um bloquinho quadriculado foi super útil para um jogo de batalha naval. Não esqueça de levar lápis e giz de cera. Ahhh, lembre-se de evitar surpresas que façam barulho.

Veja aqui o nosso vídeo falando sobre o que levar para entreter as crianças no avião.

Dicas de Viagem com Crianças


7. ENTRE NO RITMO DELES

Correr pelo aeroporto com crianças no colo para não perder o voo. Ficar ansiosa na fila do controle de segurança porque tem muita gente. Perder o passeio porque se atrasou ao ir no banheiro com um dos filhotes. Enfim, estressar por causa de horários nas férias não é algo que você quer, certo? Quando viajamos com crianças temos que lembrar que elas tem outro rítmo, geralmente, duas ou três vezes mais lento do que o nosso. Eles andam devagar, demoram para comer, precisam ir no banheiro com mais frequência, e estão preocupados em observar tudo, até aquela borboletinha que passou voando. Por isso planeje-se!

Dica: Organize seus horários de trás pra frente. Por exemplo, se o voo sai as 10h, você terá que estar no aeroporto as 8h, e sair de casa as 7h30, tomar café as 7h e acordar todos as 6h. Não esqueça planejar folgas de 15 minutos no mínimo. Lembre-se que imprevistos sempre acontecem e acredite eles vão acontecer na sua viagem!

 Aqui em casa: Tentamos sempre chegar bem adiantados nos aeroportos e passeios, mas nem sempre conseguimos. Como todo mundo, já perdemos voos e compromissos. Quando isso acontecer, manter a calma é a melhor solução. Não culpe as crianças por causa da falta de planejamento dos adultos.

 Leia aqui esse artigo onde falamos sobre como reagir quando os imprevistos acontecem.


9. COLECIONANDO MILHAS PARA TODOS

Você viaja pouco porque sua família cresceu e agora tem que pagar passagem aérea para 4 ou 5 pessoas? Sim, essa é justificativa mais frequente que ouvimos por aí. Afinal o custo dos hotéis não aumenta muito quando as crianças dormem no mesmo quarto dos pais. Mas com as passagens aérea não tem jeito, ocupou uma poltrona, paga!

Dicas de Viagem com Crianças

Dica: Cadastre seus filhos desde pequenos nos programas de milhagem. As crianças acumulam milhas nos voos, às vezes um pouco menos, dependendo da companhia e política de acumulo. Mas de milha em milha a galinha enche o papo. Além disso, eles podem participar de promoções, como os adultos, onde podem acumular milhas extras. E ainda, na LATAM/Multiplus, as crianças precisam de menos milhas dos que os adultos para emitir passagem, 75% do valor do adulto.

 Aqui em casa: O Alex e a Alice já fizeram muitas viagens com as próprias milhas. Então, vale muito a pena cadastrar as crianças e ajudá-las a viajar cada vez mais. Não esqueça de se organizar, afinal, ao invés de controlar 1 ou 2 contas, você terá que checar 3 ou mais, conforme o número de pessoas da sua família. Mas esse trabalho extra vai valer cada centavo.

  Assista este vídeo aqui onde falamos exatamente sobre isso.


10. NÃO ESQUEÇA DE VOCÊ

Sabe aquela viagem onde você volta tão cansada que tudo o que queria era simplesmente ter mais dias de férias. A viagem em família e, principalmente, com crianças pequenas demanda mais energia. Como a maioria das viagens são planejadas pelas mães, você se sente responsável por tudo e por todos. Às vezes a gente faz mil planos e programa muitas atividades para agradar as crianças e esquece que os adultos também devem se divertir.

Dica: Não é à toa que as máscaras de oxigênio devem ser colocadas primeiro nos adultos e depois nas crianças. Se você não estiver bem, ninguém a sua volta vai ficar bem. Reserve algum tempo antes de sair para carregar sua energia interior e se abasteça de muita flexibilidade, paciência e calma. Respire fundo e faça uma viagem leve, sem brigas e discussões.

 Aqui em casa: Sempre programamos alguns passeios para os adultos. Se é permitido levar as crianças, eles vão junto. Senão, revezamos o cuidado dos filhotes e cada adulto programa um passeio que lhe fazer feliz. Em Madrid, o André foi assistir a um jogo do Real Madrid enquanto eu, no dia seguinte, pude passear pela El Corte Inglés, uma loja de departamento enorme. Se todos cederem um pouco todo mundo ficará feliz!

 Leia aqui esse artigo onde falamos sobre como transformar a sua família em um time.


Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva, onde vários blogs falam sobre o mesmo assunto. Para ler as dicas de outras família viajantes, clique nos links abaixo:


About Ases a Bordo

A paixão por viajar e as iniciais do nome são duas coisas que o casal de publicitários Ana e André têm em comum com os filhos Alex, 7 anos, e Alice, 3. Através de imagens, você "viaja" com essa família linda que compartilha suas aventuras de uma maneira divertida e inesperada. Ases a Bordo é um vlog com episódios em vídeos de 5 minutos, que vão ao ar semanalmente no Youtube. A websérie tem o objetivo de incentivar pais a curtirem mais as viagens com seus filhos.

2 thoughts on “10 Dicas de viagem com crianças que só uma mãe pode dar!

  1. Amei todas as dicas. Não conhecia o aplicativo para checklist antes de viajar e claro, a melhor foi acumular milhas p todos. Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.